1- O que é organização social? (preciso das respostas rápido e para amanha) 2- Como foi a Forma de organização social e política e a noção de Estado
3- Explique como é a Organização social e cultura no século XXI.
3- Nessa Organização Social. Qual é a função do Estado?
Respostas
Resposta:
1_ Organização Social é um conceito da Sociologia que trata da forma como uma sociedade estruturada é organizada e o papel que cada um recebe. No direito do Brasil, organização social é um tipo de associação privada, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, que recebe subvenção do Estado para prestar serviços de relevante interesse público, como, por exemplo, a saúde pública. No mundo animal, a comunidade primitiva na qual algumas espécies vivem é regida apenas pelos instintos e pela lei de natureza. O ser humano é diferente. A organização social implica modelos políticos, econômicos e sociais que devem garantir o pleno funcionamento da ordem dentro de uma sociedade.
2_A noção de Estado surgiu, ainda na Antiguidade, para suprir a necessidade de uma organização social que abarcasse um grande número de indivíduos e sofreu diversas modificações ao longo dos tempos. Podemos perceber uma mudança de papéis ao longo da história, pois cada indivíduo deve desempenhar um papel social no modelo organizacional, e esses papéis mudam conforme o tempo e a sociedade. A criança, por exemplo, era vista, na Grécia Antiga, como um cidadão em potencial que deveria aprender toda a educação necessária para tornar-se um bom cidadão quando adulta. Em Atenas esse aprendizado era político e filosófico, enquanto em Esparta era militar. Já na Idade Média e na Idade Moderna, a criança era vista como uma espécie de adulto em miniatura, devendo ser ensinada e comportar-se como um pequeno adulto. Somente as teorias educacionais, surgidas a partir de meados do século XIX e do século XX, entendem a criança como um ser singular, dotado de necessidades, direitos, deveres e vontades diferentes das necessidades, direitos, deveres e vontades dos adultos.
3_Nos parece que uma organização social do século 21 precisa pensar nas pessoas e a partir das pessoas nas organizações. Não pessoas como indivíduos isolados, nem como engrenagem de uma estrutura maior que elas. Pessoas, apenas, em sua complexidade. Se uma organização conseguir dar conta das necessidades de uma pessoa, ela pode agir para construir uma sociedade também feita de pessoas articuladas entre si e que atuem em prol do bem comum. No debate sobre urbanismo, muito se fala em cidades redesenhadas para a escala humana, o que significa cidades que valorizem a cultura do convívio, do encontro, das trocas, da cooperação, da colaboração, da solidariedade. Por fim, precisamos estar muito atentos ao que um dia se convencionou chamar micropolítica, mas que diríamos é muito mais que isso. Não é possível ser inovador sem aprender com a luta das mulheres, dos negros e negras, dos indígenas, dos gays, lésbicas e transgêneros, dos deficientes, ou seja todos aqueles que costumam ser sub-representados em nossa sociedade. Não sei se esses valores são comuns às organizações inovadoras, mas trabalhamos para que sejam.
4_Para a garantia da sociedade, o Estado reúne objetivos de caráter fundamental, que são efetivados pelos órgãos estatais, o Poder Legislativo, Poder Executivo, e um conjunto de políticas de Estado e de governo. As Organizações Sociais foram criadas como uma estratégia central do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, tendo como proposta mais genérica permitir e incentivar a publicização, ou seja, a produção não lucrativa pela sociedade de bens e serviços não exclusivos do Estado.