Respostas
Resposta:
A neutralização do processo de fabricação do detergente é dada pela adição de hidróxido de sódio (NaOH 50 - 70%, também conhecido como soda cáustica) no ácido dodecilbenzenosulfônio (DBSA 90 - 96%). Essa reação é extremamente exotérmica, ou seja, a reação estará liberando calor.
Em uma etapa posterior à neutralização, deve ser adicionado um sal (geralmente cloreto de sódio) para que o detergente atinja a viscosidade padrão, mas como o detergente está quente devido à reação de neutralização, o ponto de saturação do detergente aumenta, fazendo com que ele consiga dissolver mais sal, porém tendo uma dificuldade maior para atingir a viscosidade. Quando esse sistema esfriar, o detergente que estava acima do ponto de saturação, por estar quente, terá um ponto de saturação muito inferior ao de antes, o que fará com que o sal que foi dissociado na mistura precipite e deixe a mistura turva.
Então é sempre indicado fazer a adição do sal após o resfriamento do sistema, dependendo da quantidade produzida, pode levar até 1 dia de espera.