Os métodos de previsão de demanda se subdividem em duas categorias principais: qualitativos (subjetivos) e quantitativos (objetivos). Os métodos quantitativos são baseados na utilização de dados relativos à demanda, a partir dos quais é observado o comportamento da demanda e elaboradas as previsões. A categoria de métodos quantitativos de previsão de demanda engloba diferentes técnicas, sobre as quais é verdadeiro afirmar.
Respostas
Resposta: A
Explicação: Modelos causais visam a explicar flutuações na demanda em função de fatores que a influenciam, enquanto séries temporais buscam identificar comportamentos da demanda com base em dados históricos.
Resposta:
A. Modelos causais visam a explicar flutuações na demanda em função de fatores que a influenciam, enquanto séries temporais buscam identificar comportamentos da demanda com base em dados históricos.
Explicação:
Tanto os modelos causais quanto as séries temporais visam a identificar comportamentos da demanda, porém o primeiro faz isso observando fatores que a influenciam, enquanto o segundo o faz com base em dados históricos. Na categoria de séries temporais, destacam-se as técnicas baseadas em médias e a decomposição clássica; e na categoria de modelos causais, destaca-se a regressão linear (que pode ser simples e múltipla). Os modelos de séries temporais são classificados em duas subcategorias: séries temporais de modelo fixo (que utilizam equações predefinidas que consideram a existência de determinadas componentes nos dados históricos) e séries temporais de modelo aberto (analisam as séries temporais para identificar quais componentes estão presentes nelas para então criar um modelo para projetar as componentes e prever valores futuros de demanda). Tendência e sazonalidade não são subcategorias de séries temporais, mas sim alguns dos comportamentos por elas apresentados, assim como ciclo e aleatoriedade.
A. Modelos causais visam a explicar flutuações na demanda em função de fatores que a influenciam, enquanto séries temporais buscam identificar comportamentos da demanda com base em dados históricos.
B. Os modelos de séries temporais são classificados em duas categorias: séries temporais de tendência e séries temporais de sazonalidade.
C. Modelo fixo e modelo aberto são duas subcategorias dos métodos causais que se baseiam, respectivamente, na consideração e na checagem da existência de determinados componentes nos dados históricos.
D. Regressão linear é a técnica mais conhecida no grupo de modelos de séries temporais, apresentando as variações simples e múltiplas.
E. Técnicas baseadas em médias e decomposição clássica são métodos que se destacam entre as alternativas de modelos causais.