5. Dissertação. Com base nas citações a seguir e nas discussões desenvolvidas ao longo do capítulo, redija uma dissertação sobre o tema “O discurso racional e crí- tico como marca do nascimento da filosofia".
"Quanto a Tales e Pitágoras, eles foram considerados pelos próprios gregos [...] como [...] um marco determinante no processo produtivo do saber. Desde seu tempo, são depositários da síntese de conhecimentos disponíveis em outras civilizações, em especial da egípcia, e representam igualmente o modo de ser do novo sábio: daqueles que, pressupondo a cultura ou a sabedoria estabelecida, orientaram a investigação para o exercício da vida ou do viver, e em vista disso se orientaram para o governo da natureza, pela observação de seus fenômenos. [...] tomaram emprestado da geometria e da aritmética o modelo de observação e de explicação racional de tais fenômenos."
"Tendemos a concordar [...] que a filosofia grega nasce apresentando um atributo que se mostraria essencial para o desenvolvimento intelectual do Ocidente: 'uma pluralidade de doutrinas, todas tentando perseguir a verdade por meio da discussão crítica'. Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam. A proliferação de óticas que deixam de ser endossadas acriticamente, por força da tradição ou da'imposição religiosa', é o que mais merece ser destacado entre as propriedades que definem a filosoficidade."
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Explicação:
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás