1. Correlacione os casos de congruência de triângulos com seus respectivos conceitos: a) LLL ( ) Quando dois triângulos possuem um ângulo, um lado e um ângulo congruentes, então esses triângulos são congruentes. A ordem das medidas aqui também conta. Não basta que os triângulos possuam dois ângulos e um lado iguais, é necessário que esse lado esteja entre os dois ângulos. b) LAL ( ) Quando dois triângulos possuem dois lados congruentes e o ângulo correspondido entre esses lados correspondentes congruentes, então os dois triângulos são congruentes c) ALA ( ) Quando dois triângulos possuem um lado, um ângulo adjacente e um ângulo oposto a esse lado congruente, então esses dois triângulos são congruentes. Por exemplo, se o segundo ângulo observado não for oposto ao lado observado, então não existem garantias de que os dois triângulos sejam congruentes. d) LAAO ( ) Quando três lados de um triângulo forem congruentes a três lados de outro triângulo, então os dois triângulos são congruentes.
Respostas
Resposta:
Explicação passo a passo:
a) LLL b) LAL c) ALA d) LAAO
(c ) Quando dois triângulos possuem um ângulo, um lado e um ângulo congruentes, então esses triângulos são congruentes. A ordem das medidas aqui também conta. Não basta que os triângulos possuam dois ângulos e um lado iguais, é necessário que esse lado esteja entre os dois ângulos.
(b ) Quando dois triângulos possuem dois lados congruentes e o ângulo correspondido entre esses lados correspondentes congruentes, então os dois triângulos são congruentes.
(d) Quando dois triângulos possuem um lado, um ângulo adjacente e um ângulo oposto a esse lado congruente, então esses dois triângulos são congruentes. Por exemplo, se o segundo ângulo observado não for oposto ao lado observado, então não existem garantias de que os dois triângulos sejam congruentes.
(a ) Quando três lados de um triângulo forem congruentes a três lados de outro triângulo, então os dois triângulos são congruentes.