Respostas
Resposta:
porque foi planejada e projetada para outros propósitos.
Explicação:
Pra começar precisamos entender que o Brasil é formado por 27 Unidades Federativas, que são os 26 estados mais o Distrito Federal. Uma Unidade Federativa é uma entidade do país com governo próprio, leis próprias e que arrecada seus próprios impostos, assim como São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, etc.
Até aí tudo bem, entendemos bem como funciona uma Unidade Federativa, já que chamamos elas de “estados”. Cada estado possui um governador, e é cheio de cidades que possuem prefeitos. Nada de novo. Só que quando entramos no assunto Distrito Federal começa a bagunça, porque lá só tem Brasília. Mas existem definições que dizem que há outras cidades lá dentro do DF além de Brasília. Outras definições dizem que são bairros. Outras dizem que são distritos. Olha a confusão.
Vamos lá, Brasília não é uma cidade, me desculpem os moradores daí, até eu mesmo faço essa confusão. Pra entender Brasília precisamos deixar de lado todo nosso entendimento sobre estados e municípios, porque o Distrito Federal e Brasília são uma coisa a parte.
Brasília não é um município nem um estado. Ela pertence ao Distrito Federal e não possui prefeito. Brasília é uma das 31 regiões administrativas que existem no Distrito Federal, assim como Planaltina, Taguatinga, Gama, Águas Claras, etc.