Respostas
A ideia de exclusão social é geralmente usada em referência a uma forma específica de desigualdade. Ela diz respeito às formas pelas quais um indivíduo ou um grupo de indivíduos acabam sendo separados do convívio com o restante da sociedade. Trata-se de um processo pelo qual o socialmente excluído não possui acesso a certos direitos que são essenciais para o seu desenvolvimento pleno. As pessoas que moram em bairros periféricos que têm infraestrutura precária e não abrigam boas escolas, por exemplo, podem não conseguir ter a oportunidade de especialização em uma área do conhecimento.
A discussão acerca da exclusão social está fundamentada na ideia de igualdade de acesso a direitos fundamentais. A educação, por exemplo, torna-se ponto de segregação e exclusão quando um ensino de qualidade inferior é oferecido a uma parcela da sociedade em função de sua condição monetária. Essa condição de desigual oportunidade de acesso a serviços básicos, como o transporte, o emprego, a segurança e a saúde rompem o sentimento de pertencimento que um sujeito tem em seu meio social. O indivíduo passa a se ver excluído, às margens do mundo social, transformando direitos em privilégios.
Resposta:
A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social. Essa forma de desigualdade prejudica e limita o status social dessas pessoas, além de seu acesso a direitos básicos, como: acesso à educação e saúde de qualidade, direito à propriedade, direito ao trabalho, direito à moradia, ter boas condições de transporte e locomoção, entre outros.
Explicação:
espero ter ajudado.