POR QUE EXISTE UM MOVIMENTO CONTRA VACINA NO BRASIL E NO MUNDO?
Respostas
O movimento anti-vacina tem ganhado força no Brasil e no mundo já há algum tempo, mas cresceu ainda mais durante a pandemia de COVID-19. Os principais motivos por trás desse movimento são teorias da conspiração criadas a respeito das vacinas, a desinformação e pânico instaurados por lideranças carismáticas a respeito tanto das doenças quanto das vacinas e a complexidade do entendimento científico que confunde pessoas fora desse meio.
Origens
Movimentos contra vacinação existem desde que a vacina da varíola foi criada. O primeiro movimento que temos notícia foi no século XIX, no Reino Unido, quando diversas pessoas se uniram para rejeitar a vacinação temendo que ela tivesse efeitos perigosos.
No Brasil, uma das primeiras expressões do anti-vacina foi com a revolta da vacina, no Rio de Janeiro do século XX, quando populares criaram um motim contra a vacinação compulsória importa na época.
Nos anos 90, o pesquisador Andrew Wakefield publicou um estudo falso onde tentava acusar a vacina tríplice viral de causar autismo em crianças para desbancar seus concorrentes e conseguir vantagens financeiras. Mesmo que a pesquisa tenha sido provada falsa e o médico perseguido, muitas pessoas se convenceram de que existia mesmo alguma ligação e várias conspirações iniciaram e milhares de pessoas passaram a rejeitar as vacinas temendo o autismo.
Brasil x Vacina
No Brasil, influencias exteriores trouxeram as conspirações do movimento anti-vacina e rapidamente conseguiram conquistar adeptos no solo nacional, especialmente entre as camadas mais ricas.
Figuras públicas e instituições influentes, como Olavo de Carvalho, grupos religiosos, teóricos da conspiração e outros, espalharam os estudos falsos do Dr. Andrew e usam da sua influência e apelam para crenças e emoções do público para convencer de que a vacinação é perigosa.
O conhecimento técnico, pouco compreensível para as camadas populares, pode ter contribuído para que os discursos simplistas do movimento anti-vacina conseguissem agradar essas porções da sociedade.
Por fim, as raízes exatas do anti-vacina ainda não foram completamente compreendidas, mas é possível observar que não há embasamento técnico ou científico e que se baseiam meramente em medos e especulações. Vacinas salvam centenas de vidas todos os anos e foram responsáveis por livrar a humanidade de diversas ameaças gravíssimas. Vacine-se.
Para mais informações, veja:
https://brainly.com.br/tarefa/21582870
https://brainly.com.br/tarefa/25799846
Bons estudos e Vacine-se!