• Matéria: História
  • Autor: ale317722
  • Perguntado 3 anos atrás

a)dê um exemplo de esforço das empresas atuais de economizar trabalho e assim obter mais lucros esse esforço resulta em benefícios para todos

b)de que maneira os grupos dominantes Romanos aumentavam as suas riquezas

c)se faça uma comparação entre a forma de organização social dos Romanos e a dos germânicos ​

Respostas

respondido por: helsola
1

Resposta:

a) “ A análise da evolução da organização do processo de trabalho dissociada do paralelismo com a evolução do capitalismo torna-se sem sustentação, à medida que deixa de considerar aspectos fundamentais que vão influenciar diretamente na forma, conteúdo e direção que o processo assume ao longo do tempo. Tais aspectos, ao serem trazidos à tona, poderão melhor explicar os avanços (e recuos) que a organização da classe dos trabalhadores percorre desde a sua constituição, isto é, a partir da separação dos produtores de seus meios de produção; movimentos esses intimamente ligados às variáveis que determinam o próprio desenvolvimento do sistema capitalista de produção. ”

b) “ O Império Romano, entre 27 a.C. e 476 d.C., conquistou praticamente todo o mundo antigo conhecido. Seu domínio expandia-se da Península Ibérica (onde estão Portugal e Espanha) até o Oriente Médio. O imenso tamanho do império exigiu medidas administrativas como a Pax Romana e a sua divisão em império ocidental e império oriental. A falta de escravos, que eram a principal mão de obra, as sucessivas e sangrentas disputas pelo domínio imperial como também a invasão dos povos bárbaros fizeram ruir o lado ocidental do Império Romano. ”

c) “ Assim, com o Império Romano em declínio, os bárbaros conseguiram construir uma nova forma de organização social. ... Em síntese, a forma de organização social dos germânicos era patriarcal. Assim, eram os homens que possuíam os cargos de liderança, tanto em casa como no comércio. ”


ale317722: oiee vc podia me ajudar nas outras 4 perguntas eu já coloquei aqui
Perguntas similares