"Os nervos cranianos fazem parte do sistema nervoso periférico e possuem componentes motores, sensitivos e autonômicos. Cursam por diferentes trajetos no interior do crânio e exteriorizam-se através dos forames cranianos localizados na órbita e na base do crânio. Esses forames são frequentemente envolvidos em traumas craniencefálicos (trauma direto), tornando a lesão de nervos cranianos frequente quando se analisam esses pacientes".
CANNONI, L.F. et al. Lesões traumáticas de nervos cranianos. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia, São Paulo, v. 44, n. 31, p.184-194, 2012.
Considere os seguintes paciente hipotéticos com diagnóstico de lesão em nervos cranianos:
a) João, apresentando perda da capacidade de deglutição.
b) Maria, apresentando perda da movimentação da língua.
c) Roberta, apresentando perda olfatória.
d) Ana, apresentando perda da visão.
Quais nervos cranianos foram
Respostas
Resposta:
a) Nervo glossofaríngeo. B) Nervo hipoglosso. C) Nervo olfativo. D) Nervo óptico.
Explicação:
Os nervos cranianos dirigem-se diretamente do cérebro para várias partes da cabeça e para o pescoço. São compostos por doze pares de nervos e podem estar envolvidos com sentidos especiais e músculos.
O nervo glossofaríngeo está associado aos gosto nas costas da língua e é responsável por alguns dos movimentos musculares envolvidos na deglutição. Já o nervo hipoglosso, é responsável por movimentar a língua. Portanto, os nervos glossofaríngeo e o hipoglosso se referem as alternativas "a" e "b", respectivamente.
O nervo olfativo está relacionado ao sentido do olfato através do bulbo olfatório localizado atrás do nariz. Já o nervo óptico é responsável pela visão. Nesse sentido, os nervos olfativo e o óptico se referem as alternativas "c" e "d", respectivamente.