Respostas
Resposta:
Amas de leite eram mulheres que amamentavam os filhos de suas patroas. Quando as amas-de-leite africanas entravam em atuação para amamentar os filhos das damas, o desmame de seus próprios filhos ocorria em função da alimentação do outro, ou seja, o desmame ocorria de forma brusca e violenta com o bebê da escrava.
Explicação: Espero ter ajudado.
Resposta:
olá. tudo bem? espero que sim!
Explicação:
Amas de leite eram mulheres que amamentavam os filhos de suas patroas. Aqui no Brasil, isto aconteceu muito com as índias e colonizadoresO aleitamento materno entre os índios tupinambás era a regra geral até a chegada dos colonizadores europeus que não viam a amamentação em sua cultura como uma atividade nobre à mulher branca.O amor materno era deixado de lado, pois não tinha valor social e moral e por isso a amamentação era vista como “indigna” para estas damas que recorriam as amas-de-leite para alimentar seus filhos. E como o status social é geralmente copiado das parcelas mais ricas para as mais pobres em busca de aceitação e equalização social, esta cultura acabou sendo difundida também para as classes mais pobres da sociedade brasileira.
E é aí que entra em atuação as “saloias” ou “amas-de-leite” que inicialmente no Brasil eram índias ou mulheres muito pobres que amamentavam os filhos das damas, sendo estas as primeiras versões de amas-de-leite no Brasil.Porém, como as índias eram culturalmente rejeitadas, um novo modelo de amas-de-leite entrou em atuação naquela cultura européia: as amas africanas que eram trazidas tanto para amamentar os filhos das damas quanto para cuidar deles.
espero ter ajudado.