No Segundo Reinado, os dois únicos partidos, o Liberal e o Conservador, controlavam o poder enquanto a imensa maioria da população continuava excluída do direito à cidadania. Com o objetivo de ampliar seu espaço na política, um grupo formado por fazendeiros do Oeste Paulista e por profissionais liberais (advogados, médicos, professores, engenheiros, jornalistas) lançou, em 1870, o Manifesto Republicano, que defendia: (1,0) 0 pontos o federalismo e a República. O Manifesto afirmava: "Somos da América e queremos ser americanos"; ou seja, somos favoráveis a que o Brasil adote a República, assim como os demais países da América. A escravidão e a República. O Manifesto defendia a permanência do trabalho escravo e a revogação da lei Eusébio de Queiroz de 1850, bem como o fim da monarquia e a adoção do regime republicano. O liberalismo e o parlamentarismo. O Manifesto defendia a limitação do poder do imperador por meio da adoção de um sistema parlamentar semelhante ao modelo britânico. O socialismo e o positivismo. O Manifesto defendia a ideia de um Estado governado pelos grandes proprietários mas também pelos trabalhadores e a igualdade de todos perante a lei.
Respostas
respondido por:
0
A alternativa correta é a primeira: defendia o federalismo e a república.
A frase "Somos da América e queremos ser americanos" abria o manifesto que foi publicado em 1870.
O fim da monarquia, a instauração da república, maior autonomia para as províncias (federalismo) e a abolição da escravidão eram alguns dos pilares do movimento republicano.
O manifesto criticava principalmente a centralização do poder nas mãos da coroa, e exigia maior representação e reconhecimento de algumas províncias que tinham papel econômico fundamental na nação. Um exemplo é São Paulo.
Espero ter ajudado, bons estudos ;)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás