• Matéria: Contabilidade
  • Autor: brunajscarvalho89
  • Perguntado 3 anos atrás

Falar do nascimento e da evolução da ciência contábil é o mesmo que falar da humanidade, ou seja, desde que o mundo é mundo, o homem (no sentido de humanidade) já contava e controlava sua riqueza. Desde a época em que controlava as ovelhas em seu rebanho até os dias de hoje, o homem continua controlando os seus bens.



Diante desse contexto, avalie as seguintes afirmações sobre a evolução da Ciência Contábil:



I - Para alguns autores, a contabilidade nasceu na Itália, mas sabemos que lá nasceram as “Partidas Dobradas” (técnica para registrar as operações ocorridas na Igreja Católica) genialmente elaboradas por Luca Pacioli, que dedicou a esse assunto um capítulo em uma de suas obras, Summa de aritmética, geometria, proporção e proporcionalidade, em 1494.



II - Apesar de terem sido criadas em 1494, as Partidas Dobradas são, até hoje, a única forma de registrar as operações ocorridas não só na Igreja Católica como em toda e qualquer organização, mas, principalmente, nas organizações empresariais.



III - A base da controladoria não está nas informações contábeis, pois a controladoria depende de outras ciências para cumprir o seu papel de fiscalizar e orientar a empresa em busca do objetivo proposto em seu planejamento estratégico.

Respostas

respondido por: jaquersantana
3

As afirmações I e II estão corretas.

Para uma parte dos estudiosos, a contabilidade / ciência contábil nasceu na Itália, local de origem das denominadas  “Partidas Dobradas”, meio de registro de operações, até hoje, em quaisquer tipos de organizações, destacadamente nas de natureza empresarial.

No mais, em relação a afirmação III, a contabilidade nada mais é que parte da própria ciência contábil, um especialidade dessa.

Bons estudos!

Perguntas similares