ME AJUDEEEMMM
Escreva um breve resumo da história do Afeganistão e qual é a sua situação em 2021?
Respostas
O território atual do Afeganistão tem um histórico de ocupação milenar, já que a região é considerada um ponto estratégico, em especial para o estabelecimento de rotas comerciais entre Ocidente e Oriente. Sendo assim, muitos exploradores, como persas, macedônios, turcos e mogóis, ocuparam trechos do país ao longo dos períodos históricos.
A população local vivia de atividades de subsistência e os povos estrangeiros exploravam basicamente atividades relacionadas ao comércio. Os árabes também povoaram a região, sendo os responsáveis pelo estabelecimento da religião islâmica no país.
O período moderno do Afeganistão teve início no século XIX, por meio da invasão do Império Britânico. A Grã-Bretanha ocupou a região até meados do século XX, mais precisamente em 1919, quando o Afeganistão conquistou a sua independência. Em um primeiro momento pós-independência, foi instituída uma monarquia no país, sendo substituída por um regime republicano, já no ano de 1973. Nesse período, o Afeganistão vivenciou um momento de relativa prosperidade econômica e social.
Em 1978, o Afeganistão vivenciou sua primeira grande instabilidade política após a independência, em razão da deflagração de uma guerra civil entre a população local. A União Soviética, em 1979, interveio no conflito, em apoio ao governo central do Afeganistão, invadindo o território afegão. As tropas soviéticas deixaram o país somente em 1989. Essa saída deixou um vácuo de poder no cenário político do Afeganistão, que foi ocupado por meio da ascensão de grupos extremistas, em especial o Talibã.
As forças talibãs, a partir do domínio do poder no cenário político do Afeganistão, nos anos 1990, instituíram um governo central baseado na aplicação de rígidos códigos legais baseados no islamismo. Por sua vez, com o apoio do Talibã, o Afeganistão tornou-se um dos principais centros de formação de extremistas islâmicos. Tal conjuntura levou os Estados Unidos, no contexto da Guerra ao Terror, a invadir o Afeganistão em 2001. A invasão foi um desdobramento dos ataques terroristas que ocorreram no território estadunidense no mesmo ano.
Bons estudos!