A Neurociência é a ciência que estuda o cérebro humano e visa desvendar o funcionamento cerebral e suas milhares de funções, que surge no século XIX. A partir do estudo do cérebro e da compreensão de suas partes e funções, algumas das relações entre a criatividade e o funcionamento do cérebro foram determinadas.Sobre esta questão, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:( ) Os hemisférios cerebrais estão divididos em quatro lobos: lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital, cada um com funções específicas a desempenhar.( ) A criatividade é resultado das reações do lado direito do cérebro, mais especificamente no lobo frontal e parietal. ( ) a lateralidade funcional existe, mas especificamente em relação à linguagem (mais ao lado esquerdo) e à atenção (mais ao lado direito).( ) a transdisciplinaridade é um aspecto fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da criatividade, porque permite à mente humana observar e entender os fenômenos de diferentes perspectivas, o que estimula o desenvolvimento da criatividade.A alternativa com a sequência correta de (V) e (F) é
A) F, F, V, F
B) V, F, F, V
C) F, V, F, V
D) F, F, V, V
E) V, V, V, V
Respostas
Resposta: B - V F F V
Explicação:
B) V F F V
( V ) Os hemisférios cerebrais estão divididos em quatro lobos: lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital, cada um com funções específicas a desempenhar.
( F ) A criatividade é resultado das reações do lado direito do cérebro, mais especificamente no lobo frontal e parietal.
( F ) a lateralidade funcional existe, mas especificamente em relação à linguagem (mais ao lado esquerdo) e à atenção (mais ao lado direito).
( V ) a transdisciplinaridade é um aspecto fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da criatividade, porque permite à mente humana observar e entender os fenômenos de diferentes perspectivas, o que estimula o desenvolvimento da criatividade.
Explicação:
A criatividade é o resultado de reações que ocorrem em vários locais do cérebro, independentemente do lado: esquerdo ou direito.
Não existem diferentes graus de lateralização entre homens e mulheres, mas entre pessoas, na realidade, a lateralização é um conceito ultrapassado que separa o cérebro em regiões, elas existem de fato, e elas são importante, mas todas elas estão interligadas.
Assim, a lateralidade funcional existe, mas especificamente em relação à linguagem e à atenção. E não diz em qual parte, como sugerido mais ao lado esquerdo ou mais ao lado direito.
Bom estudo!