Bloqueio Continental: 1806-1807 - Campo Imperial de Berlim, 21 de novembro de 1806. NAPOLEÃO, Imperador dos Franceses, Rei da Itália etc (...) Considerando, 1a- Que a Inglaterra não admite o direito da gente universalmente observado por todos os povos civilizados; 2a- Que esta considera inimigo todo indivíduo que pertence a um Estado inimigo e, por conseguinte, faz prisioneiros de guerra não somente as equipagens dos navios armados para a guerra, mas ainda as equipagens das naves de comércio e até mesmo os negociantes que viajam para os seus negócios; (...) Por conseguinte, temos decretado e decretamos o que se segue: Artigo 10- As Ilhas Britânicas são declaradas em estado de bloqueio. Artigo 20- Qualquer comércio e qualquer correspondência com as Ilhas Britânicas ficam interditados (...) (...) Artigo 70- Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum." (Gazette Nationale ou le Moniteur Universel, 5 décembre 1806, em Kátia M. de Queirós Mattoso, Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963).) Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de:
Marcar apenas uma oval.
1 estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno.
2 impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais
3 provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica.
4 ampliar a ação de corsários ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus.
5 debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.
Respostas
Resposta:
5
Explicação:
Já no início do século XIX, a inglaterra dispunha de uma base industrial bastente desenvolvida, algo que lhe ajudava consideravelmente no decorrer das guerras napoleônicas. Ademais, o Reino Unido possui, históricamente, hegemonia praticamentecompleta sobre o canal inglês e os outros mares europeus, assim efetivamente destituindo à França e seus aliados a capacidade de ealizar comércio com o resto do mundo, como as colônias americanas e a África.
O bloqueio continental, nessa ótica, é um esforço geopolítico françês que, utilizando os recursos políticos conseguidos a partir da conquista territorial de países ibéricos, italianos e alemães, forçar à Grã Bretanha um estado de embargo a níveis continentais. Assim, pretendia-se debilitar economicamente o país, visto que as indústrias inglesas necessitvam de materiais e mercados consumidores do continente para comercializar seus produtos.