Respostas
Resposta: Genótipo basicamente é um termo utilizado para se referir a composição genética de um individuo, célula ou tecido. Os genótipos não costumam mudar, a não ser que sofram algum tipo de mutação (radiação, erro genético, agentes bioquímicos...).
Já o fenótipo é um termo utilizado em suma para representar a interação do genótipo com o ambiente ao seu redor (a expressão dos seus genes perante os fatores ambientais). Daquilo que é visível principalmente, como por exemplo a cor do cabelo e a largura do braço.
Utilizando exemplos provindos do texto podemos encontrar:
Fenótipo: Tabagismo, doença crônica causada pela dependência de nicotina presente em produtos a base de tabaco. Você provavelmente não nasceu com um organismo que é dependente de nicotina, mas pode alterar indiretamente os seus genes para que eles dependam.
Genótipo: "O ouvido humano não identifica o aumento da intensidade", se trata de uma característica própria do seu organismo que não é notável, não é algo que você adquire e sim algo que você nasceu possuindo. Ou seja, o seu ouvido naturalmente não tem o código genético apropriado para reagir com eficiência a esse tipo de estímulo.