Ler é mergulhar em um universo de significados. A leitura envolve, além do indivíduo que a pratica, também os diversos significados que podem ser construídos a partir dela. O leitor e a leitura criam, portanto, uma espécie de interação, na qual o diálogo com o texto se faz necessário para que haja a construção de sentido. Muitas vezes, o autor do texto trabalha com as palavras de tal forma que elas passam a ter significados para além da objetividade. Um dos recursos que podem ser utilizados, neste caso, é a palavra no seu sentido literal ou no seu sentido figurado. A partir do exposto, explique a diferença entre sentido literal e sentido figurado da palavra e exemplifique.
Respostas
respondido por:
1
A linguagem denotativa, (literal) lida com a intenção que literalmente o autor quer utilizar, ou seja esse é o sentido real do contexto.
Diferente do sentido explicado na frase acima, notamos que a parte conotativa (figurada) está diretamente ligada ao sentido figurado da frase, que pode ser implementado de maneira subliminar ou metafórica dependendo do contexto.
Por fim, a forma como a linguagem figurada é estabelecida nesse sentido, com maior frequência, nos diálogos informais, nas gírias na música, nos poemas, textos literários e nas linguagens próprias dos diferentes grupos culturais, saindo da linha formal da oralidade
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás