Daniela é uma professora do 3º ano do ensino fundamental e, durante a aula de geografia, recebe a visita de Lúcia, a coordenadora pedagógica da escola que observa atentamente o grupo de alunos e a atitude da professora. A classe permanecia quieta e concentrada em copiar os mapas do livro. Descrição da imagem não disponível Descrição da imagem não disponível Por que as estratégias didáticas de Daniela para o ensino de geografia foram consideradas tradicionais? Quais metodologias de ensino você adotaria para propor um ensino desta matéria renovado e coerente com os Parâmetros Curriculares de Geografia?
Respostas
Resposta:
Só colocar 55/Método de ensino infantil.
Resposta:
Explicação:
A proposta pedagógica de Daniela ainda é excessivamente centralizada a partir do livro didático e sobrevaloriza os aspectos físicos do espaço.
A metodologia empregada fundamenta-se na transmissão e na memorização do conteúdo, no aspecto descritivo do espaço, na pouca aproximação entre o aluno e o conteúdo estudado.
Como contraponto, as aulas poderão ser mais bem planejadas se a professora adotar uma metodologia baseada no ensino da geografia renovada em que os alunos pesquisem sobre as origens e as transformações de sua cidade, Estado e identifiquem pontos de melhoria.
O mapa do território brasileiro deve ser o ponto de partida para que os alunos reflitam sobre as diferenças econômicas, sociais e políticas.