• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o excerto a seguir:

"É opinião corrente que a Proclamação da República resultou das crises que abalaram o fim do Segundo Reinado: a Questão Religiosa, a Questão Militar e a Abolição. [...] A Abolição, por sua vez, indispôs os fazendeiros contra o regime, levando-os a aderir em massa às ideias republicanas. Finalmente, a Questão Militar, que se vinha agravando desde a Guerra do Paraguai em virtude do descontentamento crescente dos militares em relação ao tratamento que lhes dispensava o governo, levou-os a tramar o golpe de 15 de novembro que derrubou a Monarquia e implantou o regime republicano no país".
COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à República: Momentos Decisivos. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 447.


Considerando o excerto e os estudos sobre este período, avalie as afirmações a seguir:

I- Os militares foram defensores mais expressivos da ideia de que deveria haver a continuidade de um regime monárquico forte e intervencionista.
II- O modelo de República proposto pelos proprietários rurais se enquadrava nas ideias que partiam dos setores urbanos como os pequenos proprietários, jornalistas, profissionais liberais, professores e estudantes.
III- Tanto os aristocratas como os indivíduos ligados as camadas urbanas não viam com bons olhos a ideia de estabelecer no Brasil um sistema federativo que possibilitaria maior autonomia às províncias e aos indivíduos.
IV-Setores como a aristocracia, prejudicada pelo fim da escravidão e os indivíduos ligados às camadas urbanas, reivindicavam mudanças que lhes assegurassem a defesa de seus direitos e interesses.
É correto o que se afirmam em:


daysnascimentopefl01: alternativa 5

Respostas

respondido por: jonasmariano21
4

Resposta:

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Explicação:

PAGINAS DE 100 A 103 DO LIVRO HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO E REPÚBLICA.

Perguntas similares