O objetivo da ISO 26000 é definir práticas de responsabilidade social, considerando as definições de responsabilidade social reconhecidas internacionalmente, em especial os princípios da declaração universal dos direitos humanos e as convenções da OIT. Muitas práticas são direcionadas para a implantação da ISO 26000 ou, ainda, para procedimentos de alinhamento nas organizações.
Diante do contexto da ISO 26000, assinale a alternativa que descreve uma prática desta norma.
A.
Envolve questões aplicáveis a empresas de grande porte e que têm atuação internacional, tanto em países desenvolvidos como em outros em desenvolvimento.
B.
Os princípios de responsabilidade social estabelecidos na norma ISO 26000 são: prestação de contas à sociedade, transparência e comportamento ético.
C.
A ISO 26000 é o instrumento de defesa dos direitos dos colaboradores. Além disso, o seu princípio básico é seguir as leis nacionais e convenções da Organização Internacional do Trabalho.
D.
De acordo com a norma ABNT NBR 26000, accountability se refere aos indivíduos ou grupos que fazem uso do resultado de decisões e atividades das organizações.
E.
A ISO 26000 envolve questões de cunho social, econômico e ambiental, as quais têm entre seus principios o comportamento ético, o respeito e a consideração aos interesses dos stakeholders.
Respostas
Resposta:
Resposta correta é a letra E
Explicação:
Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
A ISO 26000 envolve questões de cunho social, econômico e ambiental, aplicáveis a todos os tipos e portes de organizações, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. Os princípios de responsabilidade social estabelecidos na norma são: accountability (que corresponde à prestação de contas à sociedade), transparência, comportamento ético, respeito e consideração aos interesses dos stakeholders, cumprimento das leis e normas internacionais e atendimento aos direitos humanos.