Sabe-se que a criação de um ambiente verdadeiramente inclusivo exige muito mais e não depende exclusivamente das ações dos professores de ensino comum dentro da sala de aula. Uma escola inclusiva requer, entre vários aspectos, a construção de uma cultura colaborativa que vise a parceria com professores de Educação Especial e profissionais especializados, a fim de elaborar e implementar práticas pedagógicas inclusivas. Elaborar um currículo para atender as necessidades, capacidades e interesses de todos os alunos, ao invés de ajustá-lo conforme necessário, é um bom ponto de partida. Nesse sentido, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) visa proporcionar uma maior variedade de opções para o ensino de todos, considerando a diversidade da sala de aula, valorizando como eles expressam seus conhecimentos e como estão envolvidos e motivados para aprender mais.
ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, v. 22, n. 2, p. 147-155, 2018.
Considerando o texto apresentado e o planejamento para a inclusão nas escolas, análises as afirmativas a seguir:
I. A inclusão tem como objetivo apoiar a Educação para Todos.
II. A inclusão, sugere que todos os estudantes possam usufruir de um ambiente escolar que seja comum para todos, para que possam aprender juntos.
III. O planejamento do trabalho com os estudantes com deficiência requer um comprometimento maior do docente e precisa ser realizado pensando nas necessidades de seu aluno.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
I e II apenas
Explicação: pág. 66 e 67
respondido por:
8
Resposta: Alternativa 3, I,II e III.
Explicação: Pág 65 e 66 do livro da disciplina.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás