Sabe-se que o fator Rh do sangue é determindo por dois alelos (um dominante "R" e outro recessivo "r"). Um casal teve uma criança com eritroblastose fetal. Qual das alternativas abaixo identifica corretamente genótipos possíveis para esta família para a tipagem sanguínea dentro do Sistema Rh?
(40 Pontos)
Mãe - Rr / Pai - rr / Criança - rr
Mãe - RR / Pai - rr / Criança - rr
Mãe - rr / Pai - rr / Criança - rr
Mãe - rr / Pai - RR / Criança - Rr
Mãe - rr / Pai - Rr / Criança - rr
Respostas
Tendo conhecimento prévio sobre a eritroblastose fetal, e analisando as alternativas, podemos afirmar que a quarta alternativa é a correta.
- Mas como saber disso ?
A eritroblastose fetal, também conhecida como Doença Hemolítica do Recém Nascido (DHRN) vai acontecer por uma incompatibilidade do fator RH da mãe com o do feto, e vai ocorrer na seguinte situação :
- A mãe possui RH negativo
- O pai possui RH positivo
- A criança possui RH positivo
Como a própria questão nos informou, a proteína RH pode estar presente na superfície das nossas hemácias, e a presença dessa proteína é codificada por um alelo dominante ''R'', e a ausência dessa proteína é codificada por um alelo recessivo ''r''. Dessa maneira, podemos concluir que um indivíduo com essa proteína, é codificado por 2 genótipos, são eles :
- Homozigoto dominante (RR)
- Heterozigoto (Rr)
Ao passo que uma pessoa que não possui essa proteína, será dada pelo genótipo homozigoto recessivo (rr).
Portanto, vamos analisar as alternativas sabendo o que é necessário para ocorrer a existência dessa doença.
- Análise das alternativas :
a) Mãe - Rr/Pai-rr/criança-rr
(❌) Se a mãe possui a proteína RH, existe 0% de possibilidade de uma criança possuir a doença hemolítica do recém nascido.
b) Mãe - RR/Pai-rr/criança-rr
(❌) Novamente, esse não poderia ser o genótipo do casal, dado que a mãe possui a proteína em suas hemácias.
c) Mãe - rr/Pai-rr/criança-rr
(❌) está incorreto porque se todos os integrantes dessa família possuem RH negativo, não haverá a incompatibilidade sanguínea.
d) Mãe - rr/Pai-RR/criança-Rr
(✔) Perceba que nesse caso, a mãe possui RH negativo, o pai possui RH positivo e a criança também possui RH positivo, causando a eritroblastose fetal na criança.
e) Mãe - rr/Pai-Rr/criança-rr
(❌) Perceba que tanto a mãe quanto a criança possuem o mesmo fenótipo referente ao fator RH. Sendo assim, não ocorrerá a doença hemolítica do recém nascido.
Em suma, a partir de conhecimentos prévios sobre a doença, e análise dos genótipos dessa família, podemos concluir que a quarta alternativa é a correta e portanto a que iremos marcar.
Bons estudos e espero ter ajudado :)