“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”
O termo “correr”, usado no trecho escrito por João Guimarães Rosa, passou por um processo de derivação imprópria para que o autor pudesse transmitir a mensagem desejada. Esse processo
A
ocorre quando se usa uma palavra de maneira equivocada, o que se observa pelo verbo empregado na posição de sujeito na frase Guimarães Rosa.
B
é um processo de abreviação vocabular, pelo qual o verbo transforma-se em um substantivo, como ocorreu com “correr” no trecho de Guimarães.
C
resulta na mudança da classe gramatical à qual a palavra pertence originalmente, como ocorreu com o verbo “correr” ao acrescentar-se o artigo “o”.
D
é visto pela gramática como um mau uso da língua portuguesa por se valer da mudança da classe gramatical à qual a palavra pertence originalmente.
E
gera problemas de compreensão do texto, uma vez que transforma verbos em substantivos, de modo a subverter os sentidos originais das palavras.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
alternativa d ..É a correta
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás