"Saint-Simon acreditava numa total reestruturação da sociedade francesa a partir do modelo de uma organização industrial. Ele defendia que em vez de ter um governo, a França deveria ter uma administração, assim como nas grandes fábricas, que nem sempre são geridas por seus proprietários. Ele defendia que a transformação da sociedade ganharia com o progresso científico e tecnológico e que as chefias seriam escolhidas por mérito, onde as ações seriam regidas pela cooperação. Para ele, nesta sociedade não haveria lugar para a pobreza, visto que o progresso abrangeria os aspectos científico, intelectual, social, econômico e humano."
Disponível em: . Acesso em: out. 2021.
Com base na leitura do texto, pode-se considerar Saint-Simon como um defensor da teoria do:
a)
mutualismo, que preconizava que os indivíduos deviam se ajudar de forma mútua, pensando no coletivismo como forma de beneficiar cada um dos membros da sociedade.
b)
anarquismo que não aceitava a existência de qualquer tipo de autoridade, mesmo a do Estado, responsabilizando as relações de dominação como causas dos problemas sociais. Defendi, portanto, a liberdade aos indivíduos.
c)
socialismo científico que entendia a sociedade como palco de rivalidade entre a burguesia e os trabalhadores, onde estes últimos assumiriam o poder, o que levaria, posteriormente, ao fim do Estado, dando origem ao Comunismo.
d)
socialismo utópico que conjecturava a construção gradual de uma sociedade igualitária, na qual a relação entre a burguesia industrial e o proletário se daria de forma cooperativa, sem luta de classes ou ação revolucionária do proletariado.
e)
liberalismo, que impunha a necessidade da limitação do poder dos monarcas absolutistas e, consequentemente, o fim dos privilégios conferidos aos nobres e ao clero, além da defesa de direitos individuais, como a propriedade privada e a liberdade política, social e econômica.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra c mn essa resposta acho q tá certa
lucasradaue5:
kk
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás