A evolução da contabilidade pelo mundo sempre foi muito influenciada pelos pressupostos e métodos das diversas escolas de pensamento contábil.
Inúmeras escolas de pensamento contábil surgiram ao longo da história da contabilidade. Especificamente em relação à evolução da contabilidade no Brasil, não há indícios de nenhuma escola genuinamente brasileira. Inicialmente, os estudos aqui basearam-se na Escola Italiana, posteriormente, ela foi perdendo espaço para a Escola Americana. Exemplo disso, foi o lançamento em 1971 do livro Contabilidade Introdutória, elaborada pela equipe de professores da FEA, que até hoje continua influenciando os estudos e os profissionais de todo o Brasil.
Um dos principais episódios da Escola Italiana foi a publicação da obra "La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalitá", na qual foi apresentado o método das partidas dobradas. Após esse evento, essa escola ganhou força e diversas correntes se desenvolveram, sendo as mais relevantes: o contismo, o personalismo, o neocontismo, o controlismo, o aziendalismo e o patrimonialismo.
Já a Escola Americana teve início no começo do século XX. Seu principal foco é na resolução de problemas reais, dessa maneira ela foi ganhando espaço e transformou-se em uma das mais importantes e influentes escola no mundo, ditando regras para o tratamento de questões ligadas à contabilidade de custos, controladoria, análise das demonstrações contábeis, gestão financeira, entre outras.
Fonte: Madeira,2017
Com base no texto apresentado, de acordo com os fundamentos da Escola Americana e da Escola Italiana, pode-se afirmar que:
A) a Escola Americana sempre se preocupou mais com a parte teórica, fato esse que a diferencia da Escola Italiana.
X B) a Escola Americana contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da contabilidade gerencial.
C) a Escola Italiana teve como marco inicial o surgimento das grandes corporações no começo do século XX.
D) um dos grandes pensadores da Escola Americana é o Frei Luca Pacioli.
E) as principais correntes da Escola Americana foram: o contismo, o personalismo, o neocontismo, o controlismo, o aziendalismo e o patrimonialismo.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
B) a Escola Americana contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da contabilidade gerencial.
Explicação:B) a Escola Americana contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da contabilidade gerencial. Já corrigido.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás