Respostas
Resposta:
1) Até o início do século XX, o voto, na quase totalidade dos países, era um direito exclusivo dos homens, especialmente de homens ricos. Entre 1890 e 1994, mulheres da maioria dos Estados adquiriram o direito de votar e se candidatar a um cargo público.
2) Foi com a Constituição de 1988 que passou a ser permitido divorciar e recasar quantas vezes fosse preciso.
3) Num passado recente, as mulheres não podiam estudar, votar ou trabalhar fora de casa. Deveriam exercer, exclusivamente, o papel da maternidade.
4) sem trabalho ou com empregos precários, vivendo nas periferias das cidades, afastada dos bairros centrais, sem escolaridade e, por consequência, sem direito a participar da política. Hoje, o preconceito ainda se instala, mas os negros, hoje usufrui de seus direitos com dignidade.
5) Só apenas em 1934, o governo do presidente Getúlio Vargas tornou a carteira de trabalho obrigatória para fins de consolidação dos direitos trabalhistas. Assim tendo direito á mulheres ter a licença maternidade e ambos o sexo ao 13° salário.
6) Não havia políticas públicas estruturadas, muito menos a construção de centros de atendimento à população. Além disso, o acesso a tratamentos e cuidados médicos dependia da classe social: pessoas pobres e escravos viviam em condições duras e poucos sobreviviam às doenças que tinham.