9 Para melhor caracterizar os ossos e facilitar seu agrupamento e identificação, eles podem ser classificados de acordo com sua forma. O que caracteriza os ossos longos? A) Ossos em que o comprimento e a largura predominam sobre a espessura. São ossos finos. Exemplo: parietal. B) Em que o comprimento é maior que a largura e a espessura. Esses ossos possuem o canal medular e duas partes principais: as epífises (extremidades) e as diáfises (parte central do osso). Exemplo: fêmur C) São longos, porém achatados, sem canal medular. Exemplo: costela. D) Em que o comprimento, a espessura e a largura se equivalem.
Exemplo: ossos do tarso.
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
Ossos em que o comprimento e a largura predominam sobre a espessura. São ossos finos. Exemplo: parietal.
Sobre os ossos longos, a afirmação correta é a letra B pois eles possuem comprimento maior que a largura e espessura, e são constituídos por uma diáfise, que é um tecido ósseo compacto, e várias epífases, que são as extremidades contidas no tecido ósseo esponjoso
Constituição destes ossos
Além de possuírem uma grande resistência por conta da estrutura, eles são levemente curvados com o propósito da absorção de estresse que é gerado pelo peso corporal.
Como exemplos de ossos longos, no esqueleto do corpo humano, tem o fêmur, que é o nosso osso mais forte, o úmero que é ligado à escápula, o rádio, que tem a estenção do cotovelo até o nosso pulso (sendo um até o polegar e o outro até o dedo mindinho), ulna, que é o maior osso que nosso antebraço contém, a fíbula que é localizada junto à tíbia e por fim, as falanges que estão nos nossos dedos das mãos e pés.
Gostou? Espero ter ajudado! Aprenda mais sobre os tipos de ossos do corpo humano em https://brainly.com.br/tarefa/2132105
#SPJ2