Quais são os papéis sociais e os tipos de interação possíveis dentro do esquema mental de reciprocidade? Explique cada um e apresente um exemplo de como se apresentariam em uma situação cotidiana do contexto organizacional.
Respostas
Resposta:
Esquema mental de reciprocidade, seria estruturado a partir do entrelaçamento de conceitos tais como: doador, receptor, retribuição, obrigatoriedade, credor e devedor. Quatro destes conceitos indicam tipos de papéis sociais (doador, receptor, credor e devedor).
Explicação:
A norma de reciprocidade, se assenta em duas exigências sociais básicas: (a) deve-se ajudar a quem nos ajuda e (b) não se deve prejudicar a quem nos beneficia. Mesmo sem prescrição legal, a norma é evocada em situações sociais diversas, sempre que um doador oferece ajuda, auxilia, presta um favor ou beneficia outra pessoa. A norma não prescreve como moralmente desejável a oferta de ajuda nas relações sociais, mas normatiza o comportamento do receptor, prescrevendo como obrigação moral a retribuição do benefício recebido.