Respostas
Resposta:
Atualmente é considerada Saúde Pública todo o conjunto de medidas executadas pelo Estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da população. Em nível internacional, a saúde pública é coordenada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, composta atualmente por 194 países.
Nem sempre a saúde foi pensada como algo público. Somente com a consolidação dos Estados nacionais modernos é que as populações passam a ser consideradas como algo a ser preservada. O crescimento das cidades e o aumento das populações vivendo nos mesmos espaços fez com que surgissem preocupações com epidemias, taxas de natalidade, mortalidade e a organização das cidades para que as pessoas vivessem melhor. A saúde como bem público começa no século 17 na Europa. O movimento de institucionalização da saúde, como uma preocupação do Estado ganha mais força ainda no século 19, com a institucionalização da Higiene na França, que é vista como parte da medicina e da administração pública, que precisa manter a população saudável.
Vantagens: Uma rede de saúde pública 100% integrada garante aos cidadãos agilidade, humanização e qualidade no atendimento.
Estatísticas: Oitenta e nove por cento dos brasileiros classificam a saúde – pública ou privada – como péssima, ruim ou regular.
Duração: O Curso de Saúde Coletiva é uma graduação com duração de quatro anos, que forma profissionais preparados para atuar com a aplicação de técnicas e conhecimentos para intermediar nos problemas de saúde, tendo o objetivo de promover melhorias da qualidade de vida das pessoas.
Dia: Dia Mundial da Saúde. O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2010, Urbanização e Saúde é o tema escolhido pela OMS e terá como campanha “1000 cidades – 1000 vidas”, cujo objetivo é destacar o efeito da urbanização sobre a saúde coletiva de maneira global.
Explicação:
Espero ter ajudado ;)
bons estudos!!