Na atualidade, as teorias psicológicas que apresentam maior representatividade no contexto escolar são a Epistemologia Genética e a Teoria Histórico Cultural. Ambas defendem o sujeito como ativo em seu processo de desenvolvimento, mas divergem de forma significativa quanto aos aspectos que determinam o desenvolvimento. Isso porque:
Alternativas
Alternativa 1:
Para Piaget, o aparato biológico atua sobremaneira no desenvolvimento cognitivo, tal como Vigotsky propunha.
Alternativa 2:
Para Piaget e Vigotsky, tanto o meio quanto o aparato biológico apresentam igual influência no desenvolvimento cognitivo da criança.
Alternativa 3:
Para Vigotsky, a influência do aparato biológico não determina o desenvolvimento cognitivo, por isso deve ser desconsiderada tal como Piaget.
Alternativa 4:
Para Piaget, a maturação biológica é tão importante quanto a interação social. Todavia, Vigotsky considera a influência da maturação biológica, mas a entende secundária a formação social.
Alternativa 5:
Para Vigotsky, o desenvolvimento biológico é determinante no desenvolvimento. Em contrapartida, Piaget entende a medicação cultural o elemento diferenciador na aprendizagem do ser humano.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4 esta correta.
Explicação:
Alternativa 4: Para Piaget, a maturação biológica é tão importante quanto a interação social. Todavia, Vygotsky considera a influência da maturação biológica, mas a entende secundária a formação social.
Piaget afirma que a maturação biológica é determinante para que a aprendizagem ocorra. De acordo com Piaget cada idade corresponde a um nível de desenvolvimento.
Vygotsky considera a interação social determinante para o desenvolvimento da aprendizagem, pois somente através das trocas e do diálogo é possível a aprendizagem.
Vygotsky e Piaget concordam sobre a importância da maturação biológica para o desenvolvimento dos indivíduos, todavia, Vygotsky baseia todas as suas obras na importância da interação para a formação cognitiva completa dos indivíduos (Alternativa 3).
Piaget desenvolveu a teoria da Epistemologia Genética, atribuindo cada fase e faixa etária a uma fase do desenvolvimento cognitivo, ressalta a importância da maturação biológica.
Já Vygotsky, também considera a maturação importante, mas apresenta o enfoque na interação, como algo mandatório para o desenvolvimento.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/23172642