Ao se tratar de agricultura sustentável numa relação honesta com o meio ambiente, temos que saber que, embora haja esforços nesse caminho, grande parte dos agricultores brasileiros ainda desrespeita o meio ambiente.
Devido a interesses econômicos, como a exportação do etanol produzido a partir da cana-de-açúcar, este cultivo é muito valorizado em vários Estados do Brasil.
O cultivo de uma só cultura é chamado de monocultura, e essa prática é prejudicial ao meio ambiente, pois gera perda de biodiversidade e empobrecimento do solo devido à retirada de todos os nutrientes de que aquela cultura necessita, até seu esgotamento e redução da produtividade.
Você é gestor ambiental de uma propriedade rural em que há plantação de soja. Desde a compra da propriedade, o dono planta esse tipo de cultura. Você percebe perda da produção devido à monocultura.
Quais soluções você proporia ao dono da propriedade?
Respostas
Resposta:
Aplicaria a rotação de culturas, para deixar o solo mais fértil.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
Para que o solo não seja empobrecido, pode-se realizar a alternância de culturas por meio da divisão da propriedade e alternação anual das espécies vegetais cultivadas nessa área agrícola.
Esse modo de cultivo proporciona uma produção diversificada de alimentos, melhora as características do solo, auxilia no controle de ervas daninhas, repõe matéria orgânica e protege o solo da ação dos agentes climáticos.
Outra solução é a utilização de espécies com micorrizas, que são associações simbióticas entre plantas e fungos em que as plantas melhoram a sua nutrição mineral, absorção de água e resistência a agentes patogênicos, sendo uma prática ideal no caso de solos empobrecidos
Explicação: