A automação já é uma realidade em muitos Centros de Distribuição do Brasil e do mundo. As soluções tecnológicas estão cada vez mais sofisticadas e as empresas têm colhido os frutos de todo esse investimento. O lado bom disso é que o esforço humano nas atividades de embalagem, movimentação, carga, descarga, empilhamento e outros têm diminuído consideravelmente nas empresas especializadas em logística. Mas a decisão pela automação não é tarefa fácil e um dos motivos é a variedade de soluções disponíveis no mercado. Outro fator preponderante é o que fazer com a mão de obra envolvida no processo que será automatizado, e isso têm peso significativo no processo decisório das empresas. Banzato (2005) inclusive considera um dilema para os gestores quando os mesmos precisam decidir entre investir em pessoas x investir em sistemas de automação.
De acordo com o conteúdo disponibilizado para estudos, analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que consiste na melhor decisão para o gestor, entre investir em pessoas ou investir em sistemas.
A
A melhor decisão que um gestor deve tomar é realizar investimentos em pessoas, pois somente o capital humano pode agregar valor aos produtos ajudando no desenvolvimento e aprimoramento dos processos.
B
A melhor decisão que um gestor deve tomar é realizar investimentos em máquinas, pois a longo prazo o custo é menor.
C
A melhor caminho para as organizações é o bom senso de fazer ambos os investimentos, ou seja, capacitar e reconhecer o colaborador para que este sinta-se parte da empresa e adquirir tecnologia que acelere a atividade logística, o que proporcionará mais produtividade para o armazém.
D
O melhor caminho para as organizações é o bom senso, fazendo investimentos em máquinas somente nas áreas operacionais e capacitando pessoas no administrativo.
E
O melhor caminho para as organizações é o bom senso, fazendo investimentos em pessoas e automatizando a área administrativa.
Respostas
Resposta:
O melhor caminho para as organizações é o bom senso de fazer ambos os investimentos, ou seja, capacitar e reconhecer o colaborador para que o mesmo se sinta parte da empresa e adquirir tecnologia que acelere a atividade logística, o que proporcionará mais produtividade para o armazém. (Rota de Aprendizagem VI, p. 11).
Explicação:
Qualquer investimento em tecnologia ou em equipamentos, torna-se em vão sem que seu colaborador esteja apto e desenvolvimento para opera-lo. Sem o devido desenvolvimento e engajamento a "tecnologia/equipamento" não funciona sem o comando inicial do colaborador, e portanto a partir do momento que se faz a utilização do bom senso para tal investimento, o colaborador irá trazer maior segurança e agilidade nas operações propostas.
Resposta:
Letra C
Explicação:
APOL 100%