Leia o trecho na sequência.
“Assinado pelos Estados Unidos, pela União Soviética e pela Grã-Bretanha, o TNP foi imediatamente rejeitado pela China e pela França, engajadas na construção da bomba de hidrogênio e de políticas próprias de poder. O congelamento de poder mundial imposto pelo tratado foi criticado por países ricos e pobres. Alemanha, Itália, Bélgica e Japão aborreciam-se com restrições que os deixavam em desvantagem em relação aos países declaradamente nucleares”.
SARAIVA, J. F. S. Détente, diversidade, intranquilidade e ilusões igualitárias (1969-1979). In: SARAIVA, J. F. S. (org.). História das Relações Internacionais contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 234.
A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O TNP foi proposto em um contexto posterior à crise dos mísseis em Cuba e, portanto, reflete a preocupação com a guerra nuclear que quase aconteceu.
II. ( ) China e França rejeitaram o TNP, inicialmente, porque eram países neutros na Guerra Fria e queriam desenvolver armas nucleares para garantir sua sobrevivência.
III. ( ) Estados em desenvolvimento do terceiro mundo também se recusaram a assinar o tratado, pois queriam ter autonomia no processo de desenvolvimento de tecnologia nuclear.
IV. ( ) A Grã-Bretanha, citada no fragmento, foi forçada a assinar o TNP por pressão norte-americana, pois o país ainda não havia desenvolvido seus artefatos nucleares.
Agora, assinale a alternativa com a ordem correta.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
V, F, F, V.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
V F V F
Explicação:
Conforme o risco de uma guerra nuclear se tornava real, os Estados que já possuíam essa tecnologia buscaram formas de evitar que mais países a desenvolvessem.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás