Respostas
Resposta: Símbolos do Cristianismo;
Cruz: Símbolo do Cristianismo, a cruz representa o local onde Jesus Cristo foi crucificado ao salvar a humanidade e, por isso, simboliza a força, o poder, o sagrado. Assim, a cruz tornou-se um objeto de devoção cristã e faz parte de igrejas, capelas, monastérios e templos. É citada muitas vezes no livro sagrado, a Bíblia, simbolizando o poder de Deus e a fé cristã: “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus”. (Coríntios 1:18).
Símbolos do Islamismo;
Lua Crescente com Estrela: Símbolo do Islão, a lua crescente com a estrela foi uma figura do império otomano e mais tarde adotada pelo Islamismo. Representa a renovação da vida e da natureza visto que os islâmicos seguiam um calendário lunar. Para alguns, a interpretação do símbolo remete ao casamento, a união da lua com a estrela D’alva. Para outros, as pontas da estrela indicam os cinco pilares da religião islã: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação. Importa referir que o culto à lua tem origem na cultura árabe.
Símbolos do Hinduísmo;
Om: Conhecido como “Omkar” (Om ou Aum), esse símbolo sagrado representa em sânscrito o principal mantra da religião hindu. Trata-se de uma espécie de oração e meditação relacionado com conhecimento, a proteção e o corpo sonoro absoluto. Também está associado com a invocação das três mais importantes divindades hindus: Brahma (criador), Vishnu (reformador) e Shiva (destruidor).
Símbolos do Judaísmo;
Estrela da Davi (Hexagrama): Símbolo do Judaísmo, a Estrela de Davi (Hexagrama) é representada por uma estrela de seis pontas com dois triângulos sobrepostos. Ela está relacionada com a união de elementos, a saber: o feminino e o masculino, o céu e a terra, dentre outros. É utilizada em outras religiões, como no Hinduísmo. Cada ângulo da estrela representa um deus da trindade hindu: Brahma, Vishnu e Shiva, os quais simbolizam, respectivamente, o Criador, Preservador e Destruidor.
Símbolos do Budismo;
Flor de Lótus: A flor de lótus, que representa o crescimento espiritual, é considerada o trono de Buda e é um dos Oito Símbolos Auspiciosos do Budismo. Quando fechada, a flor simboliza o coração fechado que somente se abre com o desenvolvimento das virtudes de Buda.
Símbolos Wicca;
Lua Tripla: Fazendo parte da religião Wicca, esse símbolo representa a deusa tripla, os três aspectos do poder feminino, e as fases do ciclo lunar. A primeira lua crescente simboliza a Donzela, que remete à juventude, novos começos e pureza. A lua cheia do centro simboliza a Mãe, que se refere à maturidade, fertilidade, amor, carinho e poder. Já a última lua, que também é crescente, representa a Crone, que tem a ver com a sabedoria, a experiência, o conhecimento, a morte e o renascimento.
Símbolos do Taoismo;
Yin Yang: O Yin Yang (Diagrama do Tai-chi ou Tei-Jié) é o símbolo cósmico do Taoismo. Ele representa o universo mediado pela união das forças e energias opostas, a saber: o feminino e o masculino, o positivo e o negativo, o céu e a terra. É representado por um círculo, que dividido por uma linha sinuosa, é preenchido nas cores preto (Yin) e branco (Yang). Cada lado possui um germe do outro, fomentando uma relação de equilíbrio e das forças complementares e inseparáveis entre tudo o que existe.
Símbolos do Xintoísmo;
Torii: Sendo o símbolo mais representativo do xintoísmo, o torii é considerado um santuário ou portão desta religião. Ele representa a passagem do mundo físico para o mundo espiritual, do profano para o sagrado. É usado para a adoração de espíritos da natureza.
Símbolo do Espiritismo;
Ramo de Videira: Com somente um símbolo que o representa, o espiritismo, especificamente o fundador Allan Kardec, trouxe o ramo da videira para a religião, o tornando o símbolo do Criador.
Cada parte da planta remete a algo:
- Ramo - representa o corpo
- Seiva - representa o espírito
- Bago da uva - representa a alma
Símbolo da Umbanda;
Bandeira Umbandista: Um dos símbolos mais conhecidos da religião afro-brasileira umbanda é a sua bandeira, que simboliza a união, tendo sido criada por Saul de Medeiros (Pai Saul de Ogum). Ela é composta por um sol no centro, o qual simboliza iluminação, conhecimento, vitalidade. Já a figura branca dentro do sol, segundo as palavras do Pai Saul, “No primeiro instante, parece a de um enorme pombo-branco, mas olhando com mais atenção, a forma se modifica, deixando transparecer um espectro humano angelical com asas enormes, voando e determinado a realizar uma missão.”
Símbolos do Siquismo;
Ek Onkar ou Ik Onkar: Outro símbolo importante para o siquismo, inclusive ele abre o livro sagrado da religião, significando “Deus é Uno”. Simboliza a existência de somente um Deus, o qual é criador de tudo, que está além do nascimento e da morte, do medo e do ódio, que é a verdade eterna.
é isso, espero ter ajudado!! bons estudos!