Respostas
Exemplos de cosmogonia
Mito de Cronos
A obra Teogonia, de Hesíodo, escrito por volta do século VIII a.C., descreve a mitologia grega. Na sua narrativa, Cronos é filho do Céu e da Terra, mas torna-se um titã por causa de um conflito entre seus pais.
Conforme uma profecia, um dos filhos de Cronos se tornaria mais forte que ele e, por isso, passa a devorar toda a sua prole que nascia. Entretanto, a partir de uma trama, Zeus nasce e se torna aquele que reina sobre outros deuses.
Mito iorubá: Olorum
Os iorubás são um dos maiores grupos étnicos e linguísticos da África. Conforme seu mito de origem, Olorun é o único Deus e criador, possuindo autoridade sobre os Orixás – inspirando, portanto, religiões como o candomblé e a umbanda.
Assim, Olorun e outras divindades criaram a terra e seus elementos, que anteriormente era apenas um pântano. Do barro e do sopro da vida, também se fizeram os seres humanos.
O mito judaico-cristão
Na cultura judaico-cristã, o mito de origem do universo está baseado nos escritos de Gêneses, da Bíblia. Conforme a narrativa, há um Deus criador e supremo que decidiu gerar o universo, a terra e os seres que a habitam.
Assim, a sua obra teria durado sete dias. Nessa cosmogonia, o Deus é transcendente e sua existência independe de sua própria criação – ou seja, ele mesmo não foi criado.