A administração pode ser aplicada em várias organizações e setores, dessa forma, não é restrita exclusivamente ao mundo corporativo e financeiro. A administração rural, sofreu influências da administração moderna. Nesse sentido, Marion (2005) trata a empresa rural como sendo uma organização que tem o objetivo racional de explorar a capacidade produtiva dos seus recursos, seja o solo, cultivo da terra dentre outros fatores, de forma eficiente, para que atinja um objetivo em comum. Essa definição de Marion traz uma mudança de conceitos, revertendo as denominações de fazenda para empresa rural e dessa forma, credita à essa atividade rural, missão, visão e valores bem definidos na estruturação da administração e produção em busca de resultados concretos.
MARION, J. C. Contabilidade Rural: contabilidade agrícola, contabilidade da pecuária, imposto de renda pessoa jurídica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
Com base no texto acima e nas funções administrativas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A administração rural visa atender ao interesse público e às necessidades sociais.
Alternativa 2:
A administração rural significa um conjunto de práticas de forma eficiente e eficaz empregadas na gestão de sistemas de saúde.
Alternativa 3:
A administração rural significa prestar e executar serviços, voltados ao bem comum, isto é, ao desenvolvimento econômico e social da população.
Alternativa 4:
A administração rural significa utilizar de forma racional e eficiente, os recursos disponíveis na atividade agrícola para otimizar o uso dos fatores de produção nesse setor.
Alternativa 5:
A administração rural significa uma gama de recursos empregados de maneira otimizada com o objetivo de fazer cumprir as obrigações contratuais, visando garantir o cumprimento as disposições contratuais.
I. O patrimônio líquido é entendido como o capital social da empresa sendo o resultado da diferença entre os valores do ativo total e do passivo total.
II. O passivo circulante é entendido como bens ou direitos que a empresa tem de receber, no curto e no longo prazo, sendo ordenado pela liquidez da conta.
III. O ativo circulante é entendido como as obrigações que a empresa tem que arcar com os seus terceiros, voltadas tanto para o curto quanto para o longo prazo.
IV. O índice de liquidez geral, índice de liquidez corrente e índice de endividamento da empresa são respectivamente, 2,86; 2,78 e 0,54, que de maneira geral colocam a empresa em boa saúde financeira.
V. O balanço patrimonial serve para mostrar as receitas e despesas, bem como o lucro que a organização obteve na data estudada, fornecendo uma visão sintetizada e estruturada do resultado da empresa.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV.
Alternativa 2:
I, II e III.
Alternativa 3:
I, II e V.
Alternativa 4:
III, IV e V.
Alternativa 5:
II, III, IV e V.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
A administração rural significa utilizar de forma racional e eficiente, os recursos disponíveis na atividade agrícola para otimizar o uso dos fatores de produção nesse setor.
Pág. 19 paragrafo 2, do livro Gestão e Planejamento de Propriedades Rurais/UNICESUMAR.
Resposta:
alternativa 4
Explicação:
A administração rural é a ciência que ajuda o produtor a entender
as suas decisões. É onde estão as informações necessárias para os
técnicos ajudarem os produtores a tomar as decisões. E complementa:
‘a busca da eficiência no setor agrícola faz da administração um
fator de produção capaz de fazer ou quebrar o negócio. Neste caso,
a administração faz o papel de cérebro, enquanto o trabalho faz o
papel de músculo. Pois, na agricultura precisa-se de terra, capital,
trabalho e cérebro para ser bem-sucedido