• Matéria: Filosofia
  • Autor: elianelimaoficial
  • Perguntado 3 anos atrás

01) O que é uma doença genética?
02) São exemplos de doenças monogênicas que podem ser identificadas no teste do pezinho: Anemia falciforme, Fibrose cística e Fenilcetonúria. Faça uma pesquisa sobre essas três anomalias.
03). As doenças genéticas são distribuídas em quantos grupos? Fale um pouco sobre cada grupo..
04) Quais fatores influenciam o desenvolvimento de doenças genéticas?
05) Faça uma pesquisa sobre as Síndromes e Doenças Genéticas citadas abaixo. síndrome de Down sindrome de Turner síndrome de Klinefelter Autismo
06) Como prevenir as doenças na gravidez?​.​

Respostas

respondido por: deborahlmraluna
1

Resposta:

01) Uma doença genética é aquela causada por uma alteração no nosso DNA.

02)A anemia falciforme é um grupo de distúrbios hereditários em que os glóbulos vermelhos assumem o formato de foice. As células morrem prematuramente, causando uma escassez de glóbulos vermelhos saudáveis (a anemia), e podem obstruir o fluxo sanguíneo, causando dor (crise de dor).

A fibrose cística afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. Isso faz com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos. Eles aderem a tubos, dutos e passagens.

fenilcetonúria tem alteração na função de uma enzima específica para processar o aminoácido fenilalanina. Assim, qualquer alimento que contenha fenilalanina não pode ser metabolizado corretamente e ela se acumula no organismo, causando problemas no cérebro e em outros órgãos.

03)Monogênicos: (também chamado de Mendeliano). É causado por mudanças ou mutações que acontecem na sucessão de DNA de um único gene.

Cromossômicas: Alterações estruturais e numéricas no conjunto de cromossomo de um indivíduo.

Multifatoriais: (também chamado de complexo ou poligênico). É causado por uma combinação de fatores ambientais e mutações em genes múltiplos.

04)Muitos estudos que investigam a influência dos genes na prevalência de doenças têm apontado algumas condições que elevam os riscos de mutações genéticas que possam levar a doenças e síndromes.

Abaixo, listamos algumas delas:

Idade materna

Idade paterna

Experiências negativas durante a gestação e a primeira infância

05)Síndrome de Down apresentam algumas características físicas em comum. Porém, elas se parecem mais com seus familiares do que entre si. Cada uma tem um ritmo de desenvolvimento e, como todas as outras pessoas, personalidade própria.

A síndrome de Turner é causada por um cromossomo sexual ausente ou incompleto.Os sintomas incluem baixa estatura, puberdade tardia, infertilidade, malformações cardíacas e certas dificuldades de aprendizagem.

Assim como todo o universo das doenças raras, a SXF é de difícil diagnóstico por ter sinais e sintomas que, apesar de serem bastante semelhantes ao autismo, também são variados e não obrigatórios, ou seja, em muitos casos acabam não se manifestando. Muitos pacientes são diagnosticados com Autismo, TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção/Hiperatividade), Síndrome de Asperger e outras doenças intelectuais.

06)Quando há histórico na família para doenças genéticas e hereditárias, especialmente as mais raras e graves, como hemofilia, câncer e fibrose cística, a indicação é que o casal faça um aconselhamento genético antes da gravidez, para avaliar os riscos de terem um bebê com a anomalia.

Para algumas condições, é possível fazer a seleção de embriões através da fertilização in vitro, para evitar a implantação dos que tenham genes alterados. Manter boas condições de vida e saúde também previnem as doenças na gravidez com predisposição genética e que tenham influências do ambiente externo.

Espero que ajude!!


elianelimaoficial: obrigada por mim salvar ♡
Perguntas similares