A análise sociológica da educação, de suas finalidades e efeitos, convergiu para a consolidação de uma área específica do campo sociológico: a Sociologia da Educação. Nesse campo, alguns autores, denominados reprodutivistas, merecem destaque por suas posições e contribuições. As proposições citam esses autores, mas qual delas está incorreta?
a. Para Louis Althusser, a permanência do capitalismo depende da reprodução de seus componentes essenciais, sendo eles econômicos (força de trabalho x meios de produção) e ideológicos, especialmente o conteúdo da educação.
b. Christian Baudelot, Roger Establet e Samuel Bowles (também reprodutivistas) afirmam que a reprodução do sistema capitalista na escola não se dá por meio dos conteúdos, mas pela vivência das relações de subordinação, obediência, disciplina etc.
c. Para Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron, a cultura dominante, a que se manifesta na escola e nas instituições cultu
Respostas
respondido por:
3
Resposta:D
Explicação:
A escola, para Bourdieu e Passeron, constitui agente para controle e diminuição da violência simbólica, por isso os dois são denominados reprodutivistas, por verem a escola como agente na reprodução e distribuição do capital cultural.
respondido por:
0
Resposta:
d. A escola, para Bourdieu e Passeron, constitui agente para controle e diminuição da violência simbólica, por isso os dois são denominados reprodutivistas, por verem a escola como agente na reprodução e distribuição do capital cultural.
Explicação:
ava
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás