Mittler (2007) afirma que a inclusão, no contexto educacional, envolve um processo de reforma e reestruturação das escolas como um todo (perpassando processos pedagógicos e mudanças estruturais) com o objetivo de assegurar o acesso de todos os estudantes às diferentes oportunidades educacionais propostas pela escola, sejam elas de lazer, de esporte ou de recreação. Para que isso aconteça, currículo, planos de ensino, avaliação e registros precisam ser coerentes e pensados levando em conta o aluno com deficiência, visando a adequações da escola para atender à deficiência e não o contrário. Pensando nisso, Diniz et al. (2019) sugerem que sejam feitas modificações metodológicas para atender a essas necessidades, ou seja, promover mudanças na forma como o professor intervém e manipula as variáveis da aula.
Sabendo que o conteúdo pode apresentar diferentes dimensões, sendo elas: conceitual, que aborda fatos, conceitos e princípios; procedimental, que apresenta a maneira, os procedimentos necessários para a aula; e atitudinal, que é o que se pretende construir em termos de atitudes e valores, imagine a seguinte situação:
Diante desse cenário, você deve:
a) Apresentar uma atividade que aborde a unidade temática supracitada, esteja estruturada em todas as dimensões do conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal) e inclua o estudante com deficiência.
b) Indicar a modificação metodológica que você realizaria nessa situação
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) Para a abordagem da unidade temática de esportes de rede/parede, podemos desenvolver o futevôlei, esporte em que se usa uma rede demarcatória, mas, em vez de utilizar os membros superiores, se emprega apenas a cabeça e os membros inferiores para a construção das jogadas.
Quanto às dimensões do conteúdo, estas podem ser trabalhadas da seguinte forma:
- Conteúdo conceitual: abordagem de fatos, conceitos, princípios e fundamentos tanto da inclusão do esporte adaptado quanto da modalidade futevôlei.
- Conteúdo procedimental: a turma pode ser dividida em grupos para o desenvolvimento dos fundamentos do futevôlei, isto é, saque com os pés e passes sem utilizar as mãos, visto que a modalidade emprega exclusivamente os pés e a cabeça.
- Conteúdo atitudinal: respeitar as diferenças por meio da criação uma situação de igualdade para todos os estudantes, visto que, na modalidade futevôlei, não se permite o uso dos membros superiores.
b) Como adaptação metodológica, destaca-se que a abordagem de uma modalidade esportiva que permite a participação de todos os alunos em condição de igualdade é, por si só, uma adaptação metodológica, uma vez que se cria, nesse contexto, uma estratégia válida para todos, abordando o conteúdo esperado para a aula. Além disso, consegue-se colocar o estudante com deficiência nos membros superiores em uma situação em que este terá as mesmas condições que os demais alunos, já que não é permitido utilizar os membros superiores no jogo.
Explicação:
Resposta: A
Explicação: É PRECISO RECONHECER AS ESPECIFICIDADES DO SUJEITO....