• Matéria: Pedagogia
  • Autor: kellymagalhaes4341
  • Perguntado 3 anos atrás

A família representa um grupo social que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. Esse agrupamento humano, formado por duas ou mais pessoas, com ligações biológicas, legais ou afetivas que, geralmente, convivem na mesma casa, vem se transformando através dos tempos, acompanhando as mudanças religiosas, sociais e econômicas, do contexto em que se encontram inseridas.


FIGUEROA, Amanda Gladyz Blasquez; CAMPOS, Sonia Maria de. Psicopedagogia e intervenções familiares e institucionais. Maringá: UniCesumar, 2020 (adaptado).



Considerando o texto acima e as relações familiares, conforme estudado na disciplina, avalie as afirmativas a seguir:



I. Para Burguess (1970), a interação familiar é essencial à sobrevivência da mesma, independendo de relações harmoniosas para sobrevivência do grupo.

II. De acordo com Terkesen (1980), a família é definida como um pequeno grupo social que se relaciona pelo afeto que existe entre seus membros, em um mesmo espaço, perdurando por toda a vida.

III. A família é uma “célula de base da sociedade”, esse conceito trazido por Roudinesco (2003), destaca que o grupo familiar não influencia nos papéis que o indivíduo desempenhará ao longo de sua vida, sendo essa a característica principal que distingue o ser humano do animal.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Respostas

respondido por: Matheusieti
8

As alternativas I e II estão corretas. A interação familiar é essencial para a sobrevivência da mesma. Quando o indivíduo remove o vínculo existente com a família diferentes ações podem promover uma quebra entre os padrões estabelecidos pela instituição familiar.

É a partir da família que o indivíduo que nasce como fruto da união de um casal entra no processo de socialização.

Partindo deste ponto, notamos que a configuração da família mudou ao longo do tempo e vem mudando a partir de questões cotidianas na sociedade, onde um bom exemplo é nosso país, que possui um alto número de crianças que crescem sem a figura paterna, devendo a mãe ocupar essa função criando e apresentando valores para os filhos.


lucimarsantos112: obrigada
Perguntas similares