Respostas
Resposta:
A Revolta de Beckman ficou marcada na história brasileira como uma revolta que aconteceu no Estado do Maranhão e do Grão-Pará. Essa revolta começou em 1684 e estendeu-se até o ano seguinte, quando, então, foi contida pelas forças enviadas por Portugal.
A Revolta de Beckman aconteceu pela insatisfação da população de São Luís, no Maranhão, com o monopólio exercido pela Companhia de Comércio do Maranhão e com a ação dos jesuítas contra a escravização dos indígenas.
O Estado do Maranhão foi uma criação dos espanhóis, durante a União Ibérica, o período em que o trono de Portugal e da Espanha era ocupado pelo mesmo rei. No ano de 1621, por ordem de Filipe II da Espanha, foi criado o Estado do Grão-Pará e Maranhão, o que fez parte de um esforço realizado por espanhóis e portugueses para expulsar invasores que tentavam se fixar naquela região.
O primeiro governador desse estado foi o capitão-general Francisco Coelho de Carvalho, que esteve à frente do Maranhão por dez anos. A partir de 1654, esse estado passou a ser designado como Estado do Maranhão e Grão-Pará (a ordem dos nomes inverteu-se). Essa região englobava territórios que se estendiam do Ceará até a vastidão da Amazônia brasileira.