A água doce acessível é um recurso vital à existência humana, e escassa quando comparada com a água salgada e com outras fontes de água doce inacessíveis, como a das calotas polares. Muitas atividades da nossa sociedade causam a degradação da qualidade dessas águas, como o lançamento de esgoto em rios, uso excessivo de fertilizantes e pesticidas na agricultura, entre outros. É possível identificar algumas dessas atividades, como o depósito de lixo nas margens dos rios, visível na figura a seguir:
Por outro lado, a contaminação de águas subterrâneas não é uma atividade identificada com a mesma rapidez. Pelo fato de não visualizarmos em superfície essas águas (como acontece com as águas de rios, lagos e mares), muitas vezes não consideramos que esses reservatórios também estejam sujeitos à contaminação por agentes poluidores que são despejados na superfície. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta uma característica da contaminação de recursos hídricos superficiais e subsuperficiais (ou subterrâneos) por agentes poluidores.
Alternativas
Alternativa 1:
A velocidade com que os corpos hídricos superficiais e subterrâneos se contaminam e se recuperam normalmente é a mesma.
Alternativa 2:
O despejo de poluentes no solo em extensas áreas, como é o caso de pesticidas utilizados em cultivos agrícolas, é exemplo de uma fonte de contaminação pontual.
Alternativa 3:
Os corpos hídricos subterrâneos são contaminados com mais rapidez em relação aos corpos superficiais. No entanto, após um evento de contaminação, os corpos subterrâneos recuperam-se mais rapidamente.
Alternativa 4:
Contaminações de corpos hídricos subterrâneos, identificáveis no local onde houve vazamento e infiltração, como por fossas de esgotos domésticos e aterros sanitários, são exemplos de fontes difusas de poluição.
Alternativa 5:
As fontes de contaminação de corpos hídricos subterrâneos podem ser classificadas em pontuais e difusas. De modo geral, corpos hídricos subterrâneos demoram mais tempo para se recuperar em relação aos corpos superficiais, após um evento de contaminação.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5:
As fontes de contaminação de corpos hídricos subterrâneos podem ser classificadas em pontuais e difusas. De modo geral, corpos hídricos subterrâneos demoram mais tempo para se recuperar em relação aos corpos superficiais, após um evento de contaminação.
Explicação:
As fontes pontuais são aquelas que são identificadas com facilidade e que também são individuais. É o caso, por exemplo, de um encanamento de um prédio com vazamento ou a presença de uma vala de esgoto em local inadequado.
A poluição difusa é um processo que tem início com a lavagem e o transporte de poluentes atmosféricos pela chuva, a formação dos deflúvios superficiais que carreiam grande parte dos poluentes depositados na superfície da bacia e o transporte ao seu destino final em um corpo receptor.
Logo, podemos encontrar os dois tipos de poluição nas fontes hídricas.