Respostas
Conforme a medicina avançou os conhecimentos na hematologia (ciência que estuda o sangue), percebeu-se a necessidade de classificar melhor o sangue para permitir transfusões mais seguras e eficientes entre pacientes.
Surgem os chamados grupos sanguíneos, que são basicamente formas de organizar e classificar o sangue de acordo com alguns critérios importantes para a transfusão: Entre estes grupos, também chamados de sistemas, os mais importantes são o sistema ABO e o Fator Rh.
Grupo ABO
O grupo ABO baseia-se em classificar o sangue de acordo com os antígenos (estruturas reconhecidas pelo sistema imune) apresentados na superfície das hemácias (células do sangue).
Basicamente existem dois antígenos: Antígeno A e antígeno B. Os grupos sanguíneos podem ter um dos dois, os dois ou nenhum deles, conforme explicado mais abaixo:
- Sangue A: O sangue A tem o antígeno A.
- Sangue B: O sangue B tem o antígeno B
- Sangue AB: O sangue AB tem os dois antígenos, ambos A e B.
- Sangue O: O sangue O não tem nenhum dos dois antígenos.
É importante separar as pessoas nestes grupos porque existem alguns tipos de sangue que não podem ser misturados com outros. O que acontece é que o sistema imunológico da pessoa quer recebe o sangue é capaz de reconhecer o antígeno doado e produz uma resposta imune para destruir o sangue se ele for diferente:
- O sangue A ataca o antígeno B
- O sangue B ataca o antígeno A.
- O sangue AB aceita os dois antígenos.
- O sangue O ataca os dois antígenos.
Com base nessas informações, toda transfusão de sangue precisa ser pensada em qual sangue tem qual antígeno e qual sangue aceita qual, para evitar uma resposta imune que além de destruir o sangue transfundido ainda pode matar o paciente que recebeu esse sangue.
Fator Rh
O fator Rh baseia-se na presença de uma proteína específica do sangue. Pessoas que possuem essa proteína são consideradas Rh positivo (Rh+) e as pessoas que não possuem essa proteína são consideradas como Rh negativo (Rh-).
De forma semelhante com o que acontece no sistema ABO, o sistema imune é capaz de reconhecer essa proteína e desenvolver uma resposta imune contra ela. Sendo assim, quem tem sangue Rh+ pode receber de outros Rh+ ou do Rh-, mas quem o sangue Rh- só pode receber de outro Rh-.
É muito comum que os dois grupos sejam usados de forma conjunta, como é o que acontece quando alguém diz que o sangue dela é A+, por exemplo.
Por fim,
É importante entender e discriminar os grupos sanguíneos nos pacientes para sempre trazer o melhor resultado possível em qualquer intervenção médica que envolva transfusão.
Para aprender mais, consulte:
https://brainly.com.br/tarefa/33528891
https://brainly.com.br/tarefa/76385
Bons estudos!