Respostas
Resposta:
As diferenças entre desenho e pintura é um tema que vêm sendo discutido há vários anos. E com o surgimento da arte digital, esse tema ficou ainda mais complexo. No texto a seguir, apresentaremos as diferenças e semelhanças entre os dois conceitos com relação à arte tradicional, sem entrarmos no meio digital.
O desenho e a pintura é a técnica de desenhar ou pintar, respectivamente, uma superfície. O desenho refere-se ao processo pelo qual uma superfície é marcada de forma a representar algo através de pontos, linhas e sombreados. Na pintura, aplica-se pigmento numa superfície a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. Ambos são encarados tanto como processo quanto como resultado artístico ligado à produção de obras bidimensionais. Porém, diferem-se um do outro devido às tecnicas e/ou materiais utilizados.
Na pintura, é comum a utilização de pincel, escova, espátula, spray de tinta, aerógrafo, entre outras ferramentas. No desenho, costuma-se utilizar lápis, lapiseira, caneta, borracha, esfuminho, etc. Porém, nada nos impede de utilizarmos as ferramentas e técnicas que são mais comuns para fazer desenhos na concepção de uma pintura ou vice-versa.
Em relação às cores, na pintura predomina-se a utilização de tintas, como tinta a óleo, tinta acrílica, tinta guache, tinta solúvel em água (para a criação de aquarelas1), enquanto que no desenho predominam-se o grafite, o carvão ou mesmo tinta (na utilização de canetas por exemplo). Porém, alguns materiais são utilizados em ambos os casos, como o pastel, o giz de cera - onde é comum o derretimento deste na pintura - e por vezes também o carvão é utilizado para realçar alguns pontos numa pintura.
Devido a esta subjetividade de técnicas, materiais e cores, a classificação de uma obra de arte pode ser uma tarefa complicada. Por vezes nem mesmo os próprios criadores conseguem classificar suas obras - devido à uma mistura de técnicas e/ou materiais de desenho e pintura -, dexando esta tarefa para os espectadores. Porém, é comum associarmos o desenho aos estágios iniciais de uma obra de arte, um rascunho de algo que se deseja representar. Neste sentido, o desenho pode significar a composição ou os elementos estruturais de uma obra, sendo usado para se referir ao projeto ou esboço para um outro fim. Já a pintura é comumente associada à "arte final". Sendo assim, uma pintura pode ser constituída tendo como base um desenho previamente feito.