• Matéria: Informática
  • Autor: thab1ths
  • Perguntado 3 anos atrás

A segurança em redes sem fio é importante para a proteção dos dispositivos móveis nos diversos ambientes, em rede local ou rede sem fio. A cada dia, torna-se mais relevante entender melhor os tipos de segurança e protocolos sem fio para que o profissional de rede possa enfrentar as dificuldades de acesso à rede, por exemplo, o uso do protocolo ou criptografia ideal para a transmissão de rede e para gerar mobilidade em redes sem fio corporativa ou doméstica.

Segue algumas características de protocolos que utilizam a criptografia sem fio:

WEP - Wired Encryption Privacy: apresenta a criptografia com 64 ou 128 bits, sendo que a diferença entre os dois modelos é a quantidade de caracteres utilizados na senha. Esse modelo foi descontinuado em 2004 pelos muitos problemas de falhas de segurança nos dispositivos móveis.
WPA - Wi-fi Protected Access: representa o uso da criptografia com os modelos tkip, psk e eap. Esse protocolo substitui o protocolo WEP que possuia muitas falhas de segurança.
WPA2 - Wi-fi Protected Access version two: representa o uso da criptografia com o modelo AES que corrigiu algumas falhas de segurança e vulnerabilidades do protocolo WPA. Este protocolo é bem utilizado atualmente pelos fabricantes de roteadores e equipamentos sem fio.
WPA3 - Wi-fi Protected Access version tree: representa o uso da criptografia com o modelo Simultaneous Authentication of equals (SAE), sendo que nesse novo protocolo terá a função do Wi-Fi Easy Connect projetado para facilitar a conexão de dispositivos sem tela e com a tecnologia Internet of Things (IoT) ou internet das coisas, conectada à rede sem fio.


Nesse contexto, analise os protocolos de segurança, discorra sobre os seus benefícios, vantagens e desvantagens e as suas características para implementação do equipamento ideal na aplicação em projetos de redes sem fio.

Respostas

respondido por: morettyg
2

Resposta:

WPA2

Explicação:

O WPA utiliza o algoritmo RC4, mesmo modelo de encriptação utilizado no WEP, que troca com frequência a chave de encriptação para a segurança da conexão utilizando o TKIP

O WPA2 é um protocolo de certificação que utiliza o AES (Advanced Encryption Standard), sistema de encriptação mais seguro e mais pesado do que o WPA original.

WPA3 substitui a chave pré-compartilhada WPA2 (PSK) com autenticação simultânea de iguais (SAE) para evitar ataques de reinstalação de chave como o notório KRACK. Isso manterá seus dispositivos de rede seguros ao se conectar a um ponto de acesso sem fio. SAE também é uma defesa eficaz contra ataques de dicionário offline.

Perguntas similares