1. (. ) os habitantes dos campos de Piratininga, desde os primeiros tempos da colonização, aventuravam-se 'em partes e desertos de sertões muito prolongados'. (. )Nas vizinhanças da vila, dois rios facilitaram a exploração do coração da América portuguesa: o Tietê e o Paraíba do Sul. (. ) No caso específico dos paulistas, a itinerância significava o 'remédio para a pobreza'. KOK, Glória. O sertão itinerante: expedições da capitania de São Paulo no século XVIII. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2004. P. 27-28. A partir do texto, é correto afirmar: a) Os indígenas que habitavam os "campos de Piratininga" desbravaram os sertões e expandiram as fronteiras para escapar da pobreza. B) A "itinerância" e o espírito de aventura dos paulistas revelaram sua vocação natural para a bravura e os grandes feitos. C) A ausência de rios que facilitassem "a exploração do coração da América" impossibilitou o pioneirismo paulista. D) As expedições paulistas que penetraram "desertos de sertões" contribuíram para a interiorização da ocupação colonial portuguesa. E) O "remédio para a pobreza" correspondia à descoberta de ouro nos sertões pelos desbravadores paulistas.
Respostas
Resposta:
D) As expedições paulistas que penetraram "desertos de sertões" contribuíram para a interiorização da ocupação colonial portuguesa.
Explicação:
Essa questão trata do processo de interiorização da colonização brasileira, com destaque para o caso paulista. Dessa forma, a alternativa correta é a letra D.
Logo após a chegada do primeiro governador-geral em 1548 e da definição das capitanias coloniais, diversos aventureiros, patrocinados por portugueses ou não, adentraram o interior do Brasil com a intenção de buscar minas de ouro e prata, de caçar indígenas e africanos que fugiam da escravização.
Foram as chamadas Entradas e Bandeiras, que se estabeleceram com mais força no século XVII. Deve-se lembrar que nessa época Portugal perdeu o monopólio do açúcar, o que levou a coroa a incentivar as expedições ao interior da colônia.
Entradas e Bandeiras
- Entradas foram as expedições apoiadas pela monarquia portuguesa com o objetivo de explorar a terra e encontrar metais e pedras preciosas, assim como ocorreu com a Espanha no México e no Peru.
- Bandeiras foram as expedições organizadas pelos colonos e tinham diversas finalidades, como a recuperação de indígenas fugidos, destruição dos quilombos e, também, a procura por ouro e prata.
- A Capitania de São Vicente, onde ficava a vila de São Paulo, ficou conhecida por liderar o processo de interiorização no Sul da colônia.
- No Norte e Nordeste a ida para o interior também era uma realidade.
- Um dos principais quilombos destruídos por bandeirantes pagos pelo próprio Império Português foi Palmares em 1695.
Para maiores informações sobre os Bandeirantes, confira: https://brainly.com.br/tarefa/49670542
#SPJ2