• Matéria: Contabilidade
  • Autor: socorroaraujo20
  • Perguntado 3 anos atrás

O desafio desta Unidade de Aprendizagem colocará você dentro do paradoxo do valor das mercadorias. Lembre-se de que um dos principais temas analisados pela Economia Política é a lei do valor. Isso significa entender como a sociedade atribui valor de uso e valor de troca para suas riquezas e mercadorias.  Nesse contexto, surge a pergunta: por que os diamantes custam mais do que a água? ​

Respostas

respondido por: matheusgoncalv25
1

Resposta:

1) Primeira situação:

Valor de uso na primeira situação — as garrafas de água mineral são mais úteis do que os diamantes. Apesar dos diamantes valerem mais, no deserto, a água é muito mais útil porque pode "matar" a sede e garantir a sobrevivência. Nesse cenário, é fácil observar que o que predomina é o valor de uso, porque em um lugar inóspito não há relações de troca.

2) Segunda Situação:

Valor de troca na segunda situação — os diamantes são mais úteis do que a água. Em uma metrópole, onde as relações de troca são intensas, o valor de troca é muito mais relevante do que o valor de uso. Com a mala cheia de diamantes, é possível comprar as garrafas de água mineral e, com o que sobrou, um apartamento, um carro, um loja, um mala de roupas, entre outros. Nesse caso, os diamantes valem mais porque podem ser trocados por mais coisas que, em última instância, vão gerar mais valores de uso.

Explicação:

Perguntas similares