com base na música "Pedaço de mim", de Chico Buarque e "Se eu morrer de amor" de Gonçalves Dias, responda:
1. temos dois textos de épocas diferentes: o primeiro é contemporâneo, uma letra de música, e o segundo é um poema do século XIX. Apesar da diferença temporal, existem semelhanças temáticas. Quais são?
2. No texto 1, o sentimento amoroso está representado pela ausência do ser amado. O poeta usa insistentemente uma figura de linguagem para indicar essa ausência. Que figura é essa? Dê exemplos.
3. No texto 2, o sentimento amoroso se exprime de forma panteísta, isto é, só ele é real. Todo o resto é visto como sua manifestação. Retire do texto exemplos desse panteísmo e indique, no texto 2, a imagem que melhor o exprime.
4. No texto 1, a saudade é descrita por meio de metáforas. Quais são elas?
5. Retire dos dois textos elementos associados aquilo que você entende por romantismo ou sentimento romântico.
Respostas
1- A temática abordada pelas canções "Pedaço de mim" e " Se eu morrer de amor" são semelhantes, pois abordam em seu enredo a história de um amor não correspondido.
2- A ausência é marcada no texto pela figura de linguagem caracterizada como anáfora, a mesma traz a repetição de um termo já mencionado anteriormente no texto. Um exemplo disso é a repetição do termo "metade exilada" no texto 1.
3- Podemos ver a forma panteísta no verso do texto de Gonçalves Dias que fala o seguinte "Sentir sem que se veja, a quem se adora. Compreender sem lhe ouvir...". O termo "sem" demonstra essa ausência de algo concreto ou real.
4- As metáforas mais utilizadas por Chico Buarque para descrever a saudade em sua canção foram: tormento, esquecimento, entrevar, revés de um parto, arrumar o quarto, dor latejada e castigo.
5- Do texto de Chico Buarque podemos extrair a frase "Oh, pedaço de mim.
Oh, metade adorada de mim . Leva os olhos meus". Da obra de Gonçalves Dias, podemos ver o romantismo presente no trecho "Sentir, sem que se veja a quem adora".