Respostas
Se dissolvido em dez partes de água, o chorume pode ser usado como fertilizante natural.
Resposta:
Explicação:
Escolha do local adequado
A composteira deve ficar em local arejado. É preciso ficar atento para que ela não fique exposta ao sol, à chuva e ao vento.
Monte a “cama” das minhocas
Forre o fundo das duas caixas digestoras com húmus de minhoca.
Alimente as minhocas
Para alimentar as minhocas não é necessário que se dê alimentos frescos. Você pode dar a elas folhas secas, borra de café, casca de banana e de outros alimentos como batata, mandioca, maçã e outros vegetais não cítricos e apimentados – tudo em pequenos pedaços.
Introdução dos resíduos
Coloque os resíduos orgânicos amontoados em um canto da composteira (não espalhados pela caixa) e cubra-os completamente com serragem – além da serragem, você pode usar como matéria seca grama, folhas e palha, que proporcionam o equilíbrio na relação carbono/nitrogênio na compostagem doméstica. Mas não coloque folhas muito grossas que impossibilitem a passagem do ar, pois dessa forma você vai evitar a oxigenação do ambiente e as minhocas acabarão morrendo.
Produto final
Para coletar o húmus – produto da compostagem – coloque a caixa cheia da composteira à luz do dia, para que as minhocas se escondam. Como as minhocas são fotossensíveis, esta técnica facilita a retirada do húmus. Tire até deixar uns dois ou três dedos de terra para servir de “cama” novamente para as minhocas. Este composto é usado como adubo orgânico, já que é uma grande fonte de nutrientes e de matérias orgânicas estabilizadas, podendo recuperar solos degradados.
Para retirar o chorume líquido que fica na última caixa debaixo, basta abrir a torneira de modo que ele caia no recipiente que você usará para armazená-lo. Se dissolvido em uma parte de água você pode borrifar nas folhas das plantas para afastar insetos indesejados (mas cuidado com a abelhas, elas são importantes). Esse método você deve usar à noite ou quando o sol estiver baixo, pois em contato com o chorume, a luz solar pode queimar as folhas facilmente encontradas.